Os aBAND’onados são uma banda de Coimbra formada no ano de 2020. Tendo como base o rock, devido às influências dos vários elementos, a banda explora o pop rock, funk rock, alternative rock, indie rock, punk rock, pop punk, entre outros. Todos os temas da banda são cantados em português. 

Ricardo Serra (voz e guitarra), João Vilela (guitarra e coros), Pedro Amado (baixo e coros) e Ricardo Basílio (bateria) são os elementos que compõem os aBAND’onados. 

Cresceram na vila de Ceira, lugar onde passava o antigo ramal da Lousã que ligava a Coimbra. A extinção dos serviços para dar lugar ao Metro Mondego causou vários protestos por parte da população, que se encontra até aos dias de hoje sem qualquer transporte público naquele troço, e que se tem vindo a agravar com os constantes atrasos e adiamentos das obras. 

Foi neste sentido que estes quatro amigos decidiram juntar-se e começar a compor o seu primeiro single. “Ao Metro” foi um sucesso no imediato ultrapassando rapidamente as 10000 visualizações no Youtube. Depois do seu lançamento a banda deu várias entrevistas para rádios e jornais e foi noticiada em várias plataformas online. O ponto mais alto aconteceu quando “Ao Metro” nos levou a estar na capa do Diário de Coimbra. 

Até à data a banda lançou mais três singles: “Este País”, “Mosquito na Teia” e “Tu Só Vives Uma Vez”. “Mosquito na Teia” faz parte dos projetos culturais inseridos na segunda temporada do programa "No Palco" do Canal Q. 

Neste momento a banda está a trabalhar nas gravações do primeiro EP que ainda não tem data de saída. 

A banda encontra-se disponível para concertos ao vivo tendo um espetáculo preparado com a duração de uma hora.